segunda-feira, 20 de julho de 2009

O que temos experimentado hoje: Avivamento ou colheita?




Quem me conhece sabe o quanto em amo tudo que me despertar a agir em prol de uma Igreja Brasileira sádia e intengra! Então comecei a ler um livro, bem confrontador, para a minha atitude de omissão a apatia ao que realmente está acontecendo na Igreja hoje! Então vamos lá, aqui eu postei um capitúlo desse livro. Abaixo tem a bibliografia, e encorajo a você!!!!




LEIA E CRESÇA, NÃO SÓ EM PROBLEMÁTICAS QUE SURGEM E SIM EM AÇÃO QUE VERDADEIRAMENTE TRÁZ MUDANÇA DE MENTE!




---> Esse desejo é o que arde em meu coração!<---




O que está acontecendo hoje no Brasil?



Penso esta experimentando um de dois fenômenos presente, ainda que de maneira esporádica, na historia da Igreja: o que poderíamos chamar de Avivamento e de Colheita.
1. Avivamento é o resultado do trabalho do Espírito Santo na Igreja.Esse acontece para restaurar a vida normal da Igreja, ou seja, trazê-la de volta aos pactos feitos na cruz. É o caminho do arrependimento e da santificação.
2. Colheita é o resultado do trabalho do Espírito Santo na sociedade fora da Igreja.Esse acontece como fruto de uma ação do Espírito Santo na sociedade que está em volta da Igreja, preparando-a para uma colheita abundante.Esse fenômeno é o que penso está acontecendo no Brasil. A semeadura, que esta vingando dessa colheita, é fruto do esforço, aparentemente sem resultado, de décadas de evangelização, muitas vezes, sob muita perseguição. Pode parecer, mas a Igreja brasileira também tem seus mártires, alias, estou convencido de que não houve e não haverá Igreja sem eles. Os mártires semearam ontem e nos estamos colhendo hoje. Um fenômeno que, entendo,tem sido demonstrado pelo número de conversões, digamos inusitadas.
2.1 A Colheita, entendo, pode ser identificada por meio de algumas características quem passam a vir a tona na sociedade, outrora, até mesmo, agressiva, como as expostas no dialogo entre Jesus e a mulher samaritana em João 4:
2.1.1 Insatisfação com a religião de origem (v.15) – A mulher de Samaria demonstrou que a sua religião não a satisfazia mais, a primeira evidência disso estava no fato de Ela ter rompido com seus valores. Ela estava vivendo com uma pessoa que não era seu marido, o que contrariava frontalmente os ensinos da sua fé. A segunda evidência aparece na pergunta que faz a Jesus sobre o verdadeiro lugar de adoração (v.20).Ela já não estava tão certa quanto aos dogmas de sua religião.
2.1.2 Uma expectativa por algo novo e revelador (v.25) – A mulher samaritana demonstrou uma sede algo que a fizesse escapar da rotina em que sua vida se tornara. Tão logo ela percebeu que Jesus falando de realidades espirituais, pediu-lhe da água viva.
2.1.3 Uma sede de Deus (v.29) – Quando Jesus começa a falar-lhe do significado da adoração, ela lhe revela uma inesperada sede de Deus – ela estava aguardando o Messias.

O que se tem visto no Brasil é semelhante ao que se percebe na conversa junto ao poço em Sicar, há uma insatisfação com a religião dos pais.
2.2 O que fazer diante da possibilidade de colheita?
-Jesus cruzou fronteiras:
2.2.1 Geográficas: O Senhor decidiu que iria a Samaria, apesar de tudo o que isso significava para um judeu, em termos, até mesmo de perigo de vida. Porém, o Senhor ficou só para poder receber a mulher, de modo que ela não fosse constrangida.
2.2.2 Culturais: Os samaritanos eram vistos como seres de segunda classe, por serem fruto de miscigenação provocada pelos assírios que destruíram o Reino do Norte cerca de 790 a.C. O Senhor, ao pedir água á mulher, quebrava um preconceito não só sexual, uma vez que a mulher era tida como ser inferior por ambas as culturas, como racial.
2.2.3 Religiosas: Os judeus viam a religião samaritana como uma seita herética, o que, alias, foi, apesar disso, não se recusou em levar a sério suas questões, tanto as existenciais como as religiosas.
2.2.4 Relacionais: Ele tomou a iniciativa e, além, realmente se interessou pela moça, por seus problemas, por suas angustias. Ela não era apenas um número, ou mais uma aquisição para a sua comitiva. Ele realmente se abriu para ela, a ponto de apresentar-se como Cristo, em primeira mão. Ele realmente a tratou segundo o valor que o Pai atribui ao ser humano e, quando ela se decidiu, tornando-se uma missionária, Ele se alegrou ao extremo!
A exemplo de Jesus a Igreja tem que ver e perceber que os campos já estão maduros para a ceifa, então cruzar as fronteiras como Ele o fez, considerando o ser humano como digno de qualquer sacrifício, por causa do amor de Deus.
Bem creio que a Igreja brasileira está crescendo porque estamos vivendo um fenômeno. Infelizmente, nossa colheita não tem tido qualidade da de Jesus, ao contrario, os grupos que mais têm crescido são os que mais desprezam esse nível de excelência, entretanto, são os que mais cruzam fronteiras, principalmente. Eles têm aproveitados muito bem a desilusão religiosa do brasileiro em relação a fé, até então praticada, seja a romana seja a espírita. A exemplo de Jesus, eles têm oferecido uma água desconhecida por pessoas que estão presente, ainda que, marcadamente, caracterizada pelo poder. Isso parece já esta consagrado – Os evangélicos manipulam mais poder do que os demais; onde pessoas foram alertadas para o poder dos crentes por nossos supostos inimigos, bruxos e pais-de-santo.
Em nosso crescimento, portanto, há, ao menos, duas coisas a lamentar: que os que mais sabem e poderiam fazer com maior qualidade, tanto teológica como abordagem, menos saem a cruzar fronteiras, talvez não estejam vendo os campos;que os que mais colhem são os que mais sinais dão de que necessitam de avivamento.


Talvez você seja que eu desprezei o uso que os que mais crescem fazem parte dos meios de comunicação. Acontece que eu estou persuadido de que o método não é determinante, e diligência sim!



Livro: Nossa Igreja Brasileira
Autor: Ariosvaldo Ramos
Editora: Hagnos
Pags.: 30 a 35




Orando: Senhor, por favor me faz entender que TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! Amém!

Um comentário:

  1. A paz
    Seja bem vinda ao meu blog.
    Somos irmãs, e precisamos nos unir para acordar quem ainda dorme em Cristo Jesus.
    Deus te abençõe muito.
    Meu e-mail se precisar é dancaaorei@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir