"ESTOU CANSADO!"
...por Ricardo Gondim
Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos.
Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto.•Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes.Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa. Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis. Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas.Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais.•Canso com as perguntas que me fazem sobre a conduta cristã e o legalismo.
Recebo todos os dias várias mensagens eletrônicas de gente me perguntando se pode beber vinho, usar “piercing”, fazer tatuagem, se tratar com acupuntura etc., etc. A lista é enorme e parece inexaurível. Canso com essa mentalidade pequena, que não sai das questiúnculas, que não concebe um exercício religioso mais nobre; que não pensa em grandes temas. Canso com gente que precisa de cabrestos, que não sabe ser livre e não consegue caminhar com princípios. Acho intolerável conviver com aqueles que se acomodam com uma existência sob o domínio da lei e não do amor.Canso com os livros evangélicos traduzidos para o português.Não tanto pelas traduções mal feitas, tampouco pelos exemplos tirados do golfe ou do basebol,que nada têm a ver com a nossa realidade. Canso com os pacotes prontos e com o pragmatismo.Já não agüento mais livros com dez leis ou vinte e um passos para qualquer coisa.Não consigo entender como uma igreja tão vibrante como a brasileira precisa copiar os exemplos lá do norte, onde a abundância é tanta que os profetas denunciam o pecado da complacência entre os crentes. Canso com as vaidades religiosas. É fatigante observar os líderes que adoram cargos, posições e títulos. Desdenho os conchavos políticos que possibilitam eleições para os altos escalões denominacionais.Não suporto ouvir que mais um se auto-intitulou apóstolo.
Sei que estou cansado, entretanto,não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico. Decidi lutar para não atrofiar o meu coração.Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para,em silêncio,agradecer a Deus por sua fidelidade.Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai.Pode ser que outros estejam tão cansados quanto eu. Se é o seu caso,convido-o então a mudar a sua agenda;romper com as estruturas religiosas que sugam suas energias;voltar ao primeiro amor.Jesus afirmou que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma.Ainda há tempo de salvar a nossa.
SOLI DEO GLORIA
...a minha oração, é para o que você leu, não gere ainda mais intolerância as coisas que você ver por ai e sim gere atitude para que essa realidade que muitas vezes nos dá cansaço, e lembrem-se, nós somos essa Igreja, que muitas vezes, nós mesmos queremos "distância", falar é muito fácil...fazer muitas vezes também...mas viver em integridade a Deus, isso requer uma única coisa: A misericordia de Deus! Que fazer missões pelos quatros quantos do mundo, não seja uma desculpa, para eu e para você, fugir! Que Deus nos livre dessa omissão, e nos capacite e nos adestre para o combate que nos foi apontado acima...!
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário